BARF ou ACBA em Espanhol (Alimentos Crus Biologicamente Adequados) é uma dieta que tem como objetivo uma alimentação natural, adequada e saudável para cães e gatos.
E como você alimenta um cachorro ou um gato adequadamente?
O lógico seria pensar na dieta evolutiva, ou seja, nos alimentos que comeriam na natureza se não estivessem connosco.
Para isso, a comida de seus parentes selvagens é estudada e imitada com ingredientes naturais iguais ou semelhantes. Em particular, eles serão (como convém à natureza) crus e não tratados.
Mas isso realmente faz sentido? Nossos cães e gatos não são mais animais selvagens, mas membros "domesticados" da família, certo?
Acontece que a fisiologia de nossos cães e gatos é quase idêntica (99,9%) à de seus ancestrais, lobos e gatos selvagens.



TRANSIÇÃO:
A transição para uma dieta natural crua pode, em muitos casos, ocorrer de um dia para o outro.
Para isso, você pode manter seu cão em jejum por cerca de 12 horas para que seu trato intestinal seja esvaziado. Aí você pode começar a dar nossos cardápios de carnes leves, de fácil digestão, como a Festa do Frango ou a Delicadeza de Peru.
Um pouco do nosso kefir, iogurte natural ou um suplemento pré e probiótico pode ajudar na mudança da dieta e no restabelecimento da flora intestinal. É aconselhável evitar ossos inteiros nas primeiras 4 semanas.
Alternativamente, especialmente no caso de cães com estômagos sensíveis ou cães idosos, pode ser necessário mudar sua dieta gradualmente. Para isso, pode-se introduzir a dieta natural crua ao longo de 7 a 14 dias dividindo a ração diária em duas ingestões de 50% do alimento anterior e 50% da nova dieta, sempre em ingestões separadas e alternando entre 8 a 12 horas. Em casos de alta sensibilidade, um cozimento leve dos menus (para frente e para trás na grelha) pode ser interessante no início.
